A Terapia EMDR na dor física
Uma das principais ferramentas no trabalho da Ressignificar é a terapia EMDR, uma abordagem que tem largos anos de utilização em situações traumáticas.
Pessoas com quem temos trabalhado, que experienciaram situações traumáticas na sua vida, relatam muitas vezes também situações de dor física física sem explicação, sem que exista um dano medicamente visível.
Sabias que o trauma não vive apenas na nossa mente, mas também no nosso corpo? Mesmo após o evento traumático, ele continua a influenciar a forma como interagimos com o mundo. Isto porque o trauma afeta a química e a estrutura de áreas do cérebro responsáveis pelas nossas respostas ao stress, mantendo o corpo num estado constante de alerta.
Este estado pode parecer uma forma de proteção, que te torna mais responsivo perante potenciais ameaças. Porém, tem um custo elevado para a nossa saúde física e emocional.
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas frequentemente incluem:
Estas alterações físicas aumentam o desgaste emocional, criando um ciclo vicioso: o corpo reage, o impacto físico é real e desgastante, as variáveis emocionais sobrecarregam-se, e assim sucessivamente. Quebrar este ciclo sozinho pode ser difícil, mas a ajuda profissional poderá fazer toda a diferença.
É importante não generalizar!
É importante, no entanto, não generalizar. Sem dúvida que existem quadros clínicos que despoletam dores físicas, muitas vezes de caráter crónico, com uma atribuição e explicação médica muito concreta. Viver com um diagnóstico clínico a longo prazo é, por si só, uma fonte de stress constante, com todas as implicações que lhe estão subjacentes. É muito frequente que se desenvolvam sintomas associados ao desgaste emocional, tais como ansiedade e estados depressivos, em consequência dessa condição.
Independentemente do que está a motivar a dor e o desconforto, a verdade é que é imprescindível ter em atenção a forma como o corpo, como um todo, comunica connosco e com quem nos rodeia. A nossa linguagem corporal pode revelar desconforto, stress, medos ou até situações traumáticas escondidas, que à primeira vista te podem parecer sem importância ou desconectadas do que estás a sentir.
Se olharmos em detalhe, facilmente depreendemos que tensão muscular, punhos cerrado ou uma respiração acelerada podem refletir uma resposta protetora a algo que o corpo interpreta como uma ameaça. E há tantos mais sinais subtis. Já reparaste se congelas momentaneamente em situações de stress? Ou se sentes o olhar vazio ou movimentos lentos em momentos de sobrecarga emocional?
O trauma fala através do corpo!
O trauma fala através do corpo e estar atento a estes sinais pode ajudar-te a compreender melhor o que estás a sentir e porquê. A Terapia EMDR, por trabalhar a informação que o teu corpo retém e armazena como um todo, poderá ajudar-te a diminuir a dor e desconforto que tens presente, não apenas no domínio emocional mas, consequentemente, o impacto físico. Da mesma forma, se diariamente te debates com dores físicas,restrições e condicionamentos associados a um diagnóstico clínico de doença crónica, esta abordagem terapeutica poderá apoiar-te na gestão da sintomatologia associada.
A saúde precisa de ser vista e considerada como um todo. Cuidar de ti, contempla dar atenção a todos estes indicadores, sejam físicos ou emocionais. Se o teu corpo está a enviar sinais, ouve-o! Pode ser o primeiro passo para quebrar o ciclo e começares a cuidar de ti e das tuas necessidades. Mereces isso!
Sempre aqui,
Rita Angélica Raínho